Blog

A alimentação e o câncer de estômago

É comum que durante o tratamento, o paciente se queixe de perda de peso e de maior sensibilidade na alimentação. Alimentos consumidos no dia a dia antes do tratamento podem fazer mal ao paciente após o diagnóstico. As principais reações são enjoo, náuseas, indigestão e sensação de barriga pesada.

Uma dica importante é evitar ficar sem comer por muito tempo. A sensação de estômago vazio pode causar dores gástricas, enjoo e náuseas. O ideal é fazer várias refeições em quantidades pequenas durante o dia. O consumo de líquido também deve ser fracionado.

Prefira alimentos cozidos, naturais e de fácil digestão, carnes brancas e muitas frutas. Evite sempre alimentos gordurosos, com alto teor de açúcar, bebidas alcoólicas e cafeína. Alimentos processados, carnes vermelhas e alguns tipos de fibras também podem contribuir para a má digestão.Por esse motivo, é recomendável o acompanhamento de um nutricionista, além do gastro-oncologista, que chegarão juntos à dieta mais indicada de acordo com o tratamento e localização do tumor no paciente. Cuide-se!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Comentários