Blog

Mesentério: O novo órgão do corpo humano


Na última semana o corpo humano ganhou um “novo” órgão. A estrutura chamada de mesentério foi reconhecida como órgão pela primeira vez na comunidade médica. A descoberta pode ampliar os estudos na área e ajudar no tratamento de doenças como obesidade, diabetes e câncer de intestino.

O mesentério é uma estrutura localizada na parede abdominal responsável por segurar intestinos, linfonodos e vasos pélvicos para impedir que esses se colidam com o assoalho pélvico, que sustenta a bexiga.
Além de servir como uma estrutura de sustentação, estudos apontam que o órgão possa ser responsável por…

A relação entre gastrite e câncer gástrico

Uma das causas do câncer gástrico é a bactéria H. Pilory, que se aloja na cavidade do estômago e causa alguns tipos de gastrite. É sobre isso que vou tratar hoje, no último post da série sobre câncer de estômago.

A gastrite pode ser crônica, a partir do uso prolongado de alguns medicamentos e da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, bem como por questões imunológicas, onde o organismo produz anticorpos que atacam a mucosa estomacal. Se for tratada inicialmente combinada a uma alimentação balanceada, a bactéria estomacal tende a desaparecer.

Em alguns casos, a…

A alimentação e o câncer de estômago

É comum que durante o tratamento, o paciente se queixe de perda de peso e de maior sensibilidade na alimentação. Alimentos consumidos no dia a dia antes do tratamento podem fazer mal ao paciente após o diagnóstico. As principais reações são enjoo, náuseas, indigestão e sensação de barriga pesada.

Uma dica importante é evitar ficar sem comer por muito tempo. A sensação de estômago vazio pode causar dores gástricas, enjoo e náuseas. O ideal é fazer várias refeições em quantidades pequenas durante o dia. O consumo de líquido também deve ser fracionado.

Prefira alimentos…

Série Câncer Gástrico – Parte 3: Estádios e tratamento do câncer gástrico

Olá. No último post, falei sobre os sintomas e diagnóstico do câncer gástrico. Hoje, vou falar sobre as formas de tratamento dessa doença.

Assim como outros tipos de neoplasia, o tumor gástrico pode ser tratado de forma cirúrgica, quimioterápica ou radioterápica, ou mesmo combinando todas essas práticas. A forma de tratamento mais eficiente vai depender do estádio da patologia.

O câncer de estômago é geralmente, dividido em quatro estádios:

- Estádio 0;

É a neoplasia em estado inicial. Nesse momento, o câncer atingiu apenas a camada de revestimento…

Série Câncer Gástrico – Parte 2: Sintomas e diagnóstico

Olá. No segundo post da série sobre Câncer Gástrico, vou falar sobre os sintomas e diagnóstico dessa doença.

            Basicamente, o tumor gástrico se divide em três tipos, cada um com características específicas. O mais comum, e proveniente em 95% dos casos, é o adenocarcinoma, um tipo de neoplasia que atinge as células secretoras.

            Apesar de ser bastante comum, a doença tem um diagnóstico difícil por apresentar sintomas comuns a outras patologias estomacais, como gastrite e úlcera. Por isso, fique atento aos principais sinais:

- Azia frequente;

-…

Série Câncer Gástrico - Parte 1: Incidência, causas e fatores de risco

Olá! A partir de hoje, começarei uma série especial sobre o câncer gástrico. Neste post, falarei sobre a formação, causas e incidência do tumor no estômago. Confira!

O câncer de estômago é o terceiro tipo de maior incidência em homens e o quinto mais comum em mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa – biênio 2016-2017 – aponta a ocorrência de mais de 20 mil novos casos. Apesar de ser bastante comum, essa é uma patologia de desenvolvimento lento e pode demorar décadas para se formar.

Chamamos de câncer o…

Saiba como funciona a cirurgia robótica

Olá! Hoje eu vou falar sobre a cirurgia robótica, uma aliada importante no tratamento de doenças no trato digestivo.

A cirurgia robótica é uma das maiores evoluções da medicina quando se fala em procedimentos não invasivos e em maior precisão. Por meio do Robô de Da Vinci, conectado a uma plataforma computadorizada o médico consegue comandar braços mecânicos com pequenas cânulas que são inseridas no organismo para acessar regiões mais difíceis.

Seu uso é mais frequente em cirurgias de cabeça e pescoço, retirada de tumores urológicos e no tratamento de doenças no aparelho digestivo.…
1 2 3 4 5 6 7 8 9