Blog

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes - Previna-se

Olá. Em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes, vou falar sobre esse assunto hoje no Blog.
O Pâncreas é responsável pela produção e secreção da Insulina, hormônio que metaboliza e distribui a glicose pelas células, para que as mesmas sejam transformadas em energia. Se esse órgão não produz essa substância em quantidade suficiente ou se o organismo adquire resistência a ela, então o açúcar se acumula no sangue, dando origem à Diabetes Melittus.

No início de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que 8,5% da população mundial sofre com a doença. Os principais fatores…

Você sabe o que é um tumor neuroendócrino

Olá, hoje eu vou falar sobre um grupo de tumores pouco conhecidos: os tumores neuroendócrinos.

Chamamos assim, um grupo específico de câncer que se desenvolve a partir de células produtoras e excretoras de hormônios que fazem a integração do sistema endócrino ao sistema nervoso. Com o crescimento desordenado, essas células podem se alojar em diversas partes do organismo, principalmente em órgãos do trato gastrointestinal como pâncreas, fígado e intestino.

Apesar de rara, a patologia apresenta um prognóstico de evolução mais lento, o que aumenta a durabilidade da doença. Por outro lado, os sintomas são inespecíficos e variam…

5 questões sobre cirurgia bariátrica

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Os pacientes com excesso de peso podem desenvolver doenças como AVC, infarto, diabetes, hipertensão, apneia do sono, entre outras. A cirurgia bariátrica amplia a expectativa de vida das pessoas obesas. Uma porcentagem considerável delas apresenta uma melhora significativa dessas patologias. Por exemplo: em alguns casos, menos severos, se o indivíduo é diabético e realiza o procedimento, ele tem grandes chances de reverter o quadro.  

A cirurgia bariátrica não faz milagre, afinal o método visa ajudar os obesos mórbidos no desenvolvimento de um estilo de vida…

Cirurgia para câncer colorretal ainda é pouco utilizada no Brasil

Neste post, eu vou falar sobre uma pesquisa que fiz em parceria com as especialistas Jéssica Ribeiro Gomes e Renata D’Alpino Peixoto. O artigo reúne estudos de diversos países e destaca o benefício da cirurgia aliada à quimioterapia, mesmo em fase avançada da doença.

O estudo faz uma revisão da literatura nos últimos dez anos, mostra as mudanças no tratamento ao longo desse período e destaca que a taxa de sobrevivência vem melhorando. Antigamente, o tratamento para o paciente que apresentava tumor de cólon com metástase no rim, por exemplo, era apenas a quimioterapia. Hoje em dia, com…

Saiba como a fibrose cística afeta o sistema gastrointestinal



A fibrose cística é uma doença hereditária, que tem como característica principal uma anormalidade nas glândulas produtoras de suor e muco. Essa patologia acomete meninos e meninas e pode atingir os sistemas respiratório, digestivo e reprodutivo.

Neste post, eu explico um pouco sobre como a fibrose cística afeta o trato gastrointestinal. Confira!

O pâncreas, responsável pela secreção de substâncias que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, é o órgão mais prejudicado. Isso porque o sistema de transporte de eletrólito anormal das células faz com que as secreções…
1 2 3 4 5 6 7 8 9