Blog

Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Zollinger-Ellison?


Olá! Neste post, eu vou falar sobre uma doença rara, a Síndrome de Zollinger-Ellison. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento de um tumor encontrado no pâncreas e/ou duodeno, conhecido como gastrinoma.

Normalmente, o corpo libera pequenas quantidades de gastrina, hormônio que estimula a produção de ácido pelo estômago após as refeições, o que ajuda na digestão dos alimentos. No entanto, esse tumor produz níveis excessivos de gastrina, e o ácido adicional provoca úlceras pépticas.

A Síndrome de Zollinger-Ellison é mais comum entre os homens de 30 a 50 anos de idade, porém qualquer…

Conheça 7 condições que podem resultar em insuficiência pancreática

No começo da série, eu expliquei que durante uma digestão normal, o pâncreas produz enzimas que ajudam a quebrar os hidratos de carbono, gorduras e proteínas presentes nos alimentos. A insuficiência pancreática exócrina (IPE) acontece quando esse órgão tem dificuldade para realizar o seu trabalho. O resultado são sintomas como desnutrição, diarreia, fezes com gordura (esteatorreia), deficiência de vitaminas, inchaço e perda de peso inadequada.

Diversas condições de saúde podem danificar o pâncreas ao longo do tempo. Abaixo, eu falo sobre sete doenças que levam à insuficiência pancreática exócrina. Confira!

· Pancreatite ?  essa…

Câncer de pâncreas e tumores

Olá! Hoje eu vou falar sobre um dos tipos mais mortais de câncer - o de pâncreas. Receber esse é diagnóstico pode ser assustador, pois muitas vezes a detecção é realizada quando a doença já atingiu um estágio avançado.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por câncer.

O primeiro passo quando se lida com suspeita de câncer de pâncreas é realizar um exame preciso de…

Série especial Pâncreas - Pancreatite

Olá! Hoje eu vou falar sobre a pancreatite. Veja quais são os sintomas, as causas e os principais fatores de risco.

A pancreatite ocorre quando as enzimas digestivas são ativadas no interior do pâncreas, antes de serem liberadas para o intestino delgado. Desse modo, o órgão inflama e as dores podem até ser incapacitantes. Então, por que acontece esse dano pancreático? Vamos lá, a pancreatite é classificada em dois tipos: aguda e crônica.

Na aguda, a inflamação acontece de forma súbita e dura um curto período de tempo. A pessoa pode sentir desde um…

Saiba tudo sobre o pâncreas ? Parte 1

Hoje eu começo uma série especial sobre o pâncreas, órgão vital para o organismo, mas que poucas pessoas conhecem a sua real importância. Neste primeiro post, irei falar  sobre suas características, funções, localização e as principais doenças que afetam essa região. Confira!
 
O pâncreas de um adulto pode pesar cerca de 100 gramas e medir entre 15 e 25 centímetros. Localizado atrás do estômago e entre o baço e o duodeno, na região do abdômen, esse órgão é responsável pela produção de enzimas, que ajudam na digestão dos alimentos, e de insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue.
 

Danos causados pelo álcool podem ir muito além da cirrose hepática

Já falei aqui no blog sobre o consumo excessivo de álcool e sua relação com a cirrose hepática. Hoje comento alguns dos outros danos que podem ser causados ao sistema digestivo pelo álcool. Vale a pena ficar atento e consultar um especialista se necessário!

O Brasil é o 5º país com maior número de mortes devido ao consumo de álcool das Américas. De acordo com dados de 2014 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a cada 100 mil mortes, 12,2 poderiam ter sido evitadas se não houvesse o consumo de álcool.  Os danos começam logo após a…

Doença celíaca causa danos no intestino delgado

Atualmente, o número de pessoas com doença celíaca vem aumentando muito. Popularmente chamada de “alergia ao glúten”, a doença é uma condição que atinge principalmente o intestino delgado. A doença celíaca é considerada como autoimune, ou seja, o organismo ataca a si mesmo.

A intolerância crônica ao glúten – que é uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte – faz com que os pacientes com a doença celíaca apresentem danos nos vilos, protusões que revestem a parede do intestino delgado.

Entre os principais sintomas, que podem aparecer…

Você sabe qual é a função do esôfago?

Sabemos que, dentro de nosso corpo, cada órgão tem sua função e importância para o perfeito funcionamento do organismo.

No aparelho digestivo não é diferente: cada região é fundamental para o mecanismo do aparelho, como uma grande engrenagem. Hoje, vamos falar sobre o esôfago!

Tumores neuroendócrinos atingem com mais frequência órgãos gastrointestinais

O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. O órgão está localizado entre o extremo inferior da laringofaringe e se estende até a parte superior do estômago. Para ilustrar melhor, podemos dizer que o esôfago…

Sensação de queimação estomacal pode ser indício de úlcera péptica

Podemos definir a úlcera como uma lesão aberta, que pode acontecer em diversas partes internas do nosso corpo. Independentemente do local, a úlcera causa dor e incômodo, e deve ser tratada corretamente para não evoluir para um quadro mais grave.

Um dos tipos de úlcera é a chamada úlcera péptica. Nesses casos, a lesão se desenvolve no esôfago, no estômago ou no duodeno (parte inicial do intestino delgado). O revestimento dos órgãos dessa região é protegido contra a acidez produzida no estômago. Se esse revestimento falha, acontece uma inflamação – que pode ser a gastrite ou a…

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas não é a única causa de cirrose hepática

Uma das doenças hepáticas mais conhecidas é a cirrose. Podemos definir a cirrose como o resultado de uma série de danos contínuos ao fígado, que causam a destruição gradual do órgão.

Na cirrose, as células do fígado são destruídas, formando cicatrizes e nódulos, como o fígado mais à frente, na figura ao lado. Fígados com cirrose podem ficar deformados e, em alguns casos, apresentar necrose. Quanto maior for a área danificada, menor é o número de células hepáticas em funcionamento. Essa deficiência é chamada de insuficiência hepática.

Apesar de ser relacionada diretamente ao consumo…
1 2 3 4 5 6 7 8 9