Blog

Tumor de Frantz atinge mais frequentemente mulheres jovens

O tumor de Frantz é uma neoplasia pancreática rara e sua incidência, dentre os tumores pancreáticos, é de 1 a 2%.
A sua ocorrência é mais comum em mulheres jovens com idade média de 22 anos e é menos frequente em homens. A proporção é de dez mulheres a cada homem.

Esse tumor pode acometer todas as partes do pâncreas e sua apresentação clínica pode variar. Geralmente é assintomático, mas o paciente pode apresentar massa palpável no abdômen, dor abdominal, diminuição do apetite e náuseas.

A evolução é benigna na maioria dos casos…

Cuidados para evitar a intoxicação alimentar

Continuando nossas postagens no blog, hoje falo sobre um assunto bastante comentado, mas ainda assim perigoso: a intoxicação alimentar. Essa condição pode acontecer quando uma pessoa ingere líquidos ou alimentos contaminados por bactérias (sendo a Salmonella uma das mais conhecidas), vírus, fungos ou componentes tóxicos no caso de vegetais.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer durante a manipulação, o preparo, a conservação ou ainda no armazenamento desses produtos.

Alguns alimentos exigem um cuidado redobrado, por apresentarem chances maiores de causar a intoxicação alimentar. São eles: peixes crus (o que inclui a culinária japonesa), camarão,…

Alerta: casos de esteatose hepática estão aumentando

No Brasil, pesquisas mostram que mais de 50% da população está acima do peso e 80% dos pacientes com sobrepeso têm esteatose hepática, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado.

O acúmulo de gordura nas células do fígado pode gerar um processo inflamatório que ocasiona a morte dessas células e o fígado passa a apresentar fibrose. Nesses casos, a esteatose hepática evoluiu para esteato-hepatite. Este estágio é bem mais preocupante, pois sem tratamento adequado e rigoroso, o quadro progride para a cirrose hepática.

No Brasil, a cirrose hepática é um problema de saúde grave que pode…

FUMAR AUMENTA RISCO DE CÂNCER DE PÂNCREAS

Neste primeiro post, eu falo sobre a relação do cigarro e do câncer de pâncreas. Confira!
 
Alguns fatores podem aumentar as chances do desenvolvimento do câncer de pâncreas. Entre estes, destaco o cigarro, que é a principal causa evitável dessa doença. O câncer pancreático é três vezes mais frequente entre os fumantes. Quanto mais uma pessoa fuma, maior o risco. No entanto, 10 anos após parar de fumar, as chances podem se igualar com de um indivíduo que nunca fumou.
 
O aparecimento do tumor no pâncreas devido ao cigarro ocorre, principalmente, pela presença de…

BEM-VINDO AO BLOG

Este Blog foi criado para você que busca conteúdo confiável sobre oncologia e gastroenterologia. Bom, o que isso significa é que aqui você encontrará assuntos relacionados ao esôfago, estômago, fígado e vesícula biliar, pâncreas, o desenvolvimento de câncer nos órgãos citados, hérnias e coloproctologia. Além disso, postarei dicas de saúde e as dúvidas mais comuns dos pacientes. Mas, lembre-se, o objetivo principal é alertar e conscientizar sobre a importância de manter hábitos saudáveis e consultas regulares ao médico. Para diagnósticos e tratamentos é fundamental o acompanhamento de um especialista!
1 2 3 4 5 6 7 8 9