Blog

Cuidados para evitar a intoxicação alimentar

Continuando nossas postagens no blog, hoje falo sobre um assunto bastante comentado, mas ainda assim perigoso: a intoxicação alimentar. Essa condição pode acontecer quando uma pessoa ingere líquidos ou alimentos contaminados por bactérias (sendo a Salmonella uma das mais conhecidas), vírus, fungos ou componentes tóxicos no caso de vegetais.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer durante a manipulação, o preparo, a conservação ou ainda no armazenamento desses produtos.

Alguns alimentos exigem um cuidado redobrado, por apresentarem chances maiores de causar a intoxicação alimentar. São eles: peixes crus (o que inclui a culinária japonesa), camarão, maionese, ovos e ostras.

Caso você tenha um episódio de intoxicação alimentar, alguns dos sintomas são:
? Dor de barriga (cólica)
? Diarreia
? Náuseas
? Vômito
? Febre

Em casos mais graves, o paciente pode sofrer com a desidratação, a perda de peso e da pressão arterial.

Os sintomas podem começar horas depois da ingestão do alimento ou demorar até mesmo alguns dias para se manifestarem. O importante é reforçar que, caso você sinta qualquer um desses sintomas, você deve procurar um médico imediatamente.
 
A duração da intoxicação varia de acordo com cada paciente, podendo ser de um a dez dias. Nesse período, é necessário repouso e ingestão de muito líquido, para repor o que o corpo está perdendo por conta da diarreia e dos vômitos. Além disso, é recomendável consumir chás, mingau de maisena, banana, cenoura e sopas.

Na recuperação da intoxicação alimentar, evite consumir frituras, alimentos ricos em fibras e embutidos.

A melhor forma de precaução contra a intoxicação alimentar é evitar o contato com alimentos possivelmente contaminados. Por isso, sempre procure saber a procedência dos alimentos que está consumindo. Se for comer fora, tenha certeza que o restaurante é limpo e de confiança.

No dia a dia, sempre lave as mãos antes de mexer com qualquer tipo de alimento e também após ir ao banheiro.

Até o próximo post!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Comentários