Blog

Diverticulite é causada por bolsas ou cistos no aparelho digestivo

Uma das condições gastrointestinais mais conhecidas é a diverticulite, que acontece quando há bolsas ou cistos na parede interna (divertículos) de algum dos órgãos que compõem a aparelho digestivo. A diverticulite pode aparecer no esôfago, no estômago e no intestino delgado. O mais comum, porém, é a inflamação atingir o intestino grosso. Apesar de serem pequenas, essas bolsas são salientes e inflamadas ou, ainda, infectadas.

Entre as principais causas da diverticulite, podemos citar a dieta pobre em fibras. Pessoas que consomem muitos alimentos refinados, como arroz e pão brancos e biscoitos podem ter mais chances de desenvolver a condição. A alimentação errada pode prender o intestino do paciente, além de fazer com que as fezes sejam muito duras. A força feita para conseguir evacuar aumenta a pressão no cólon e nos intestinos, facilitando a formação das bolsas e dos cistos.

Fique atento aos sintomas: inchaço e dor no abdômen, gases, febre, náusea, falta de fome e até mesmo calafrios podem indicar diverticulite. Procure um médico caso tenha algum desses sintomas.

Até o próximo post!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Comentários