Blog

Saiba tudo sobre o pâncreas ? Parte 1

Hoje eu começo uma série especial sobre o pâncreas, órgão vital para o organismo, mas que poucas pessoas conhecem a sua real importância. Neste primeiro post, irei falar  sobre suas características, funções, localização e as principais doenças que afetam essa região. Confira!
 
O pâncreas de um adulto pode pesar cerca de 100 gramas e medir entre 15 e 25 centímetros. Localizado atrás do estômago e entre o baço e o duodeno, na região do abdômen, esse órgão é responsável pela produção de enzimas, que ajudam na digestão dos alimentos, e de insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue.
 
Essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo, o pâncreas é uma glândula longa e achatada, dividida em três partes:
 
- Cabeça: é a parte mais larga e fica do lado direito do abdômen, situado na curva do duodeno. Essa região tem maior incidência de câncer;
- Corpo: é a parte do meio;
-Cauda: ponta fina do pâncreas, do lado esquerdo do abdômen, bem próximo do baço.
 
Geralmente, os tumores do pâncreas são raramente palpáveis, isso explica porque a maioria dos sintomas de cancro pancreático não aparecem até que o tumor cresça e comece a interferir nas funções do pâncreas ou de outros órgãos, tais como o estômago, duodeno, fígado e vesícula biliar. 
 

Além do câncer, as principais doenças que atingem o pâncreas são: pancreatite, tumores benignos, fibrose cística, diabetes tipo 1 e insuficiência pancreática. Nos próximos posts desta série, irei falar sobre os sintomas e tratamento de cada patologia e algumas dicas e orientações para manter o pâncreas saudável. Aguarde!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Comentários