Tudo sobre Hepatites – Parte 2

Olá. Continuando a série sobre hepatites aqui no Blog. Como já foi dito, existem vários tipos de Hepatite. Hoje, vamos falar sobre as mais comuns, que são as modalidades virais.  Confira a seguir as transmissões e sintomas de cada um deles:

- Hepatite A: Essa modalidade da doença é transmitida pelo consumo de alimentos ou água contaminada ou pelo contágio humano. A Hepatite A pode ou não causar sintomas. Quando presentes, os principais são:
- febre;
- icterícia – pele e olhos amarelados;
- enjoo e vômitos;
- mal-estar;
- dor abdominal;
- alterações de apetite;
- urina escurecida ( com coloração de Coca-Cola);
- fezes esbranquiçadas.
Não há uma forma específica de tratamento para conter esse tipo da patologia. O que é indicado é o uso de medicamentos para diminuir os sintomas e impedir possíveis complicações.

- Hepatites B e C: A transmissão ocorre pelo contato com o sangue infectado. Há maior risco de infecção em usuários de drogas injetáveis, transfusões de sangue e agulhas de tatuagem. Também há risco de infecção pelo contato sexual desprotegido.

É muito difícil que a Hepatite B se manifeste com sinais em seu estágio inicial. Geralmente, o portador acaba descobrindo a doença após muitos anos de contágio.
Diferentemente da modalidade anterior, esse tipo da doença pode evoluir para um problema crônico, ou mesmo causar cirrose hepática ou câncer de fígado.

Se apresentar um ou mais dos sintomas acima, procure um médico imediatamente. O diagnóstico inicial é imprescindível para o tratamento bem-sucedido da doença. No próximo post, eu falarei sobre os fatores de risco e dicas de prevenção da hepatite. Até lá!