Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Zollinger-Ellison?

Olá! Neste post, eu vou falar sobre uma doença rara, a Síndrome de Zollinger-Ellison. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento de um tumor encontrado no pâncreas e/ou duodeno, conhecido como gastrinoma.

Normalmente, o corpo libera pequenas quantidades de gastrina, hormônio que estimula a produção de ácido pelo estômago após as refeições, o que ajuda na digestão dos alimentos. No entanto, esse tumor produz níveis excessivos de gastrina, e o ácido adicional provoca úlceras pépticas.

A Síndrome de Zollinger-Ellison é mais comum entre os homens de 30 a 50 anos de idade, porém qualquer pessoa pode desenvolver essa patologia. Ainda não se sabe a causa exata da doença, mas cerca de 25 a 30% dos pacientes que desenvolvem gastrinoma apresentam uma desordem genética hereditária chamada neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (NEM1).

Os sinais da síndrome são semelhantes aos da úlcera pépticas. Os principais sintomas são dor abdominal, diarreia, inchaço, náuseas, vômitos, perda de peso e falta de apetite.

Alguns pacientes têm apenas diarreia, sem outros sintomas. Outros desenvolvem refluxo gastroesofágico.
O diagnóstico pode ser feito através de exames laboratoriais e de imagem como o teste de estimulação de secretina, que verifica a existência de gastrina elevada após a infusão de secretina; teste com infusão de cálcio, acidez antral, ultrassonografia endoscópica e tomografia computadorizada.